Veículos de comunicação se unem contra Fake News
Hoje em dia sabemos da
facilidade com que as informações se espalham em meio à população através da
internet e redes sociais. Com esse fenômeno, ultimamente vem crescendo o número
das chamadas Fake News, que são notícias falsas compartilhadas principalmente
pelo WhatsApp.
Preocupados com o aumento
dessas notícias durante o período eleitoral que se inicia no dia 16 de Agosto,
um grupo formado por Google, Facebook e outros 24 nomes de entidades do meio jornalístico
e veículos de comunicação se uniram no projeto “Comprova”, que visa checar
possíveis Fake News durante as eleições de 2018.
O projeto tem coordenação da
Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento
Jornalismo), ANJ (Associação Nacional de Jornais) e suporte técnico e
financeiro da Google Inc. e do Facebook.
Segundo organizadores, os jornalistas e redatores envolvidos foram
treinados para identificar e verificar com técnicas sofisticadas a veracidade
das notícias que circulam.
“O volume de conteúdo
problemático rondando no Brasil é tão importante que uma única redação não
daria conta. Ao treinar as redações e unir forças, acreditamos que essa
iniciativa pode ter um impacto duradouro no Brasil”. Explica Clare Wardle,
diretora da First Draft, que também está por trás do projeto.
Esta iniciativa será
importante para a conscientização da população de que nem tudo que se vê na
internet é verdade, e que devemos estar atentos e não compartilhar notícias
falsas.
Você já viu muitas Fake News
por ai? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos. Até a
próxima!
Texto: André Laranjeiras
Fonte: Café com Notícias
Comentários