Esquecimento Global


A crise que ameaça derrubar a economia ganhou glamour na mídia. Por que problemas como o Aquecimento Global, que é uma ameaça mortal a todo o planeta, foi esquecido no tempo?
Falando nisso, você sabe como anda o aquecimento global no mundo?
Sabemos os principais causadores deste fenômeno. E o que fazer para combatê-lo. No entanto, a população mundial parece ter fechado os olhos para este problema. Até quando daremos maior importância ao dinheiro que guardamos no banco, e deixaremos à vida e o bem estar de lado?
Algo para refletir:
Será que o mundo está colaborando? Será que as pessoas estão fazendo sua parte? Será que você tem conscientizado os outros?
Pesquisas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), revelam que a principal evidência do aquecimento global vem do aumento das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860.
De acordo com a revista VEJA entre 1910 e 1940, a temperatura média do planeta subiu 0,35 graus. Entre 1970 e hoje, o aumento foi de 0,55 graus.
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este superaquecimento da Terra é decorrente do aumento da emissão de gases poluentes, com a queima de combustíveis (gasolina, diesel, etc.).
Ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono. São os gases que absorvem grande parte da radiação infravermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor. As queimadas e a poluição das indústrias também colaboram para este processo.
Nas grandes cidades este fenômeno ocorre com mais clareza, suas conseqüências são vistas em nível global.
Países da Europa, da América, enfim, o mundo todo tem sofrido, são ondas de calor, ciclones, furacões e maremotos... A falta de irrigação do solo em algumas regiões provoca a desertificação, sem falar das geleiras mais famosas do mundo, verdadeiros paraísos turísticos que estão derretendo. O mundo está um completo caos.
Podemos reverter esta situação? Sim, é possível se todos estiverem dispostos a colaborar. Fica a critério de cada um fazer sua parte para ajudar o planeta.


FONTES:
http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article231
http://veja.abril.com.br/070508/p_094.shtml
ARTE: Eluana Rosa

Comentários

Postagens mais visitadas