Oficina de Cinema e História

Mesclar história e cinema, essa foi a tarefa de Thiago Gonçalves, professor de história, que nos dias 18, 19, 25, e 26 de janeiro, aplicou uma oficina super interessante para os Antenados. O tema principal teve como base a segunda guerra mundial.


O ponto de partida foi o filme “A Onda” , de 1981, retratando como Adolph Hitler, de certa forma, hipnotizou a população alemã com seus discursos encorajadores, ao implantar regras rígidas e incentivar a luta contra os países opressores. O longa também nos traz uma lição para que possamos pensar de maneira individual, prevalecendo os próprios princípios em detrimento do coletivo. O momento nos deu oportunidade de refletirmos sobre as vezes em que nos prejudicamos para favorecermos o grupo.

O palestrante manteve o mesmo tema, porém com foco diferente, assim deu sequencia com os filmes “A vida é bela” , de 1997; “Cartas de Iwo Jima”, de 2006, dirigido pelo renomado diretor Clint Eatwood e a “A conquista da honra”, do mesmo diretor. Vale ressaltar que esses dois últimos ilustram a batalha entre EUA e Japão pela ilha de Iwo Jima.
Um tema tão forte como a Segunda grande guerra deve ser sempre lembrado e o Professor Thiago fez isso muito bem nos deixando a par de muitos fatos da história mundial que, até então, eram desconhecidos para muitos de nós. Uma diferente e atraente forma de ensinar história!

Comentários

Postagens mais visitadas