Projeto Antenados visita o INHOTIM

Reportagem: Fernanda Santos e Emerson de Oliveira.
Uma linda tarde de sol entre jardins e galerias de arte contemporânea. Essa talvez seja a descrição mais fiel do último passeio realizado pelos integrantes do Projeto Antenados. Não poderíamos estar falando de outro lugar, se não do maior museu o a céu aberto do mundo, o INHOTIM.
Não conhece o INHOTIM? Não tem problema, vai aí uma breve descrição desse lugar incrível:

O Instituto INHOTIM é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e é considerado o maior centro de arte ao ar livre do planeta. Ele está localizado na cidade de Brumadinho, Minas Gerais, a cerca de 60 km de Belo Horizonte.
O Instituto foi apresentado pela primeira vez ao público em setembro de 2004 e, no ano seguinte, abriu as portas para visitas restritas a pequenos grupos da rede escolar da região. Em outubro de 2006, com estrutura completa, a instituição abriu as portas para visitação do grande público.


O impacto da visita já nos recepciona nos portões de entrada do INHOTIM, quando nos deparamos com um lindo jardim que, ao todo, abriga cerca de quatro mil espécies de plantas das mais diversas regiões planeta.


Seguindo o passeio, como não poderia faltar, conhecemos as famosas galerias de arte do instituto, que abrigam obras de alguns dos mais renomados mestres da arte contemporânea, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre outros.





Surpresa, esse foi o sentimento coletivo ao ver um lugar tão lindo e organizado bem aqui, pertinho de nós (Betim, cidade do projeto Antenados, fica bem ao lado de Brumadinho). Além disso, para a maior parte do grupo, a visita a um museu era novidade, foi caso de Jansen Remicrifer, 19 anos, integrante do projeto antenados. Ele encontrou um lugar totalmente diferente do que esperava: “Eu achava que veria um lugar bem antigo, cheio de pinturas de artistas conhecidos, mas é um lugar bem diferente disso que eu pensava.”



E as palavras de Jansen podem ser estendidas a cada integrante do projeto que se surpreendeu com esse lugar lindo e cheio de atrações. E se você ainda não conhece o INHOTIM, esperamos que o relato dessa nossa experiência possa despertar em você essa vontade. É um lugar incrível!

Informações:
Dias para visitação: de Terça a Sexta-feira de 09h:30 às 16h:30
Preços: R$ 20,00 a inteira e R$10,00 a meia.
Lembrando que às terças-feiras a entrada é gratuita.

Para mais informações acesse o site: www.inhotim.org.br

Depois de tudo isso você ainda não se convenceu a visitar o INHOTIM? Vale a pena ter mais um gostinho do que você pode encontrar lá:



Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas