Está aberta a Exposição 5 anos Antenados

Por Rebeca DescarpontriezFotos: Antenados
Depois de tanta preparação, no dia 27, aconteceu a tão esperada abertura da Exposição Antenados – 5 Anos Transformando Vidas.



A exposição tem o objetivo de comemorar os 5 anos de existência do Antenados e mostrar para a população betinense um pouco desse projeto que transformou e transforma a vida de muitos jovens. A empolgação tomou conta de todos, já que ninguém esperava ver o grupo de comunicadores que começou lá em 2007, chegar tão longe.

A mostra conta com as produções do projeto Antenados: Reportagens, Fanzines, Colagens, Jornais impressos, documentários, entre outros.




Acompanho o projeto Antenados desde o inicio por causa do meu filho, e vindo aqui nessa exposição pude ver a evolução que teve o projeto. Todos estão de parabéns pela criatividade e pelas ideias fantásticas que vocês têm”. Cira Ventura, 47 anos.
Na abertura, contamos com a presença da TV Betim, do jornal Aqui Betim e da equipe de comunicação do Projeto Pró Viver. Segue o link da reportagem produzida pela TV Betim: http://tvbetim.com.br/component/content/article/4211
Após um café da manhã bem agradável, recebemos várias pessoas que fizeram parte da história do Antenados e também visitantes que foram conhecer o projeto. “Adorei essa ideia de se ter em Betim um grupo de adolescentes que realizam esse tipo de trabalho, se eu tivesse na idade de vocês com certeza iria adorar participar.” Márcio Silva, 54 anos.
Segue o texto da Coord. Pedagógica do Projeto Antenados, Nívia Ribeiro, que foi proferido durante a abertura. Vale a pena ler, foi um momento emocionante!
"Bom dia a todas e a todos!
Registramos e agradecemos as autoridades presentes:
Agradecemos a todos que contribuíram para esta proposta. Com um carinho especial, à direção do Museu Paulo Gontijo, Sra. Marilene Castanha, por esta oportunidade. Para você Marilene, palavras de João Guimarães Rosa; “a vida é mutirão de todos. Por todos remexida e temperada”. Marilene, o nosso muito obrigado!
Agradecemos aos profissionais que fizeram parte dessa história, à direção da Ramacrisna e, principalmente, a cada jovem integrante do “Projeto Antenados”, presentes neste momento e também aos que já vivenciaram conosco a construção destes sonhos. Sabemos que sonhos se tornam realidade quando sonhamos juntos. E assim hoje, comemoramos esta conquista, por termos juntos, ACREDITADO.
Nossa tarefa foi questionar, despertar curiosidade, ouvir o adolescente e propor o acesso à cultura como forma de renegar a violência e as duras mãos do tráfico. Nosso comprometimento foi estimular para a criatividade e o trabalho, sem a condenação da miséria e da escravidão. Nossas ações propuseram novos significados e valores a este mundo pluralizado.
Frente a essas situações, nasceu o Projeto de Comunicação Antenados, ato que, por meio da educação, objetiva incluir.
Metas? Fortalecer a imagem do adolescente em sua essência mais pura, para que a beleza da juventude sobreviva na travessia para o mundo adulto. Nosso empenho é trazer à tona o afeto, a benquerença, a cooperação e principalmente, auxiliar na construção do indivíduo através de outro paradigma: SER, numa busca pela integridade, por sonhos e felicidade, jovens que carregarão pela vida, o legado de dar a volta por cima.
Meninos e meninas... seus horizontes? Podem ser traçados!
Nossa equipe, comprometida com os princípios mais singelos da humanidade, mobiliza forças para o desenvolvimento desses indivíduos. Em uníssono, estimulamos um novo olhar, uma nova perspectiva. E Jovens, com câmeras nas mãos, ideias na cabeça, um texto, uma cobertura; aprenderam a usar a melhor arma que existe... A comunicação!
Num mundo de redes, é a comunicação que possibilita um redesenhar da própria história, de reaver o destino. É dar voz e vez!
E assim o Projeto de Comunicação Antenados completa cinco anos...
Com orgulho, Informamos que nossa exposição estará aberta ao público até o próximo dia 13."

A exposição segue até o dia 13 de abril, no Museu Paulo Araújo Gontijo, centro de Betim. Venha prestigiar o Antenados!

Comentários

Postagens mais visitadas