Uso excessivo de celulares pode trazer problemas

Texto: Filipe Abras
Fotos: Filipe Abras e Divulgação

Existem mais de 6 bilhões de aparelhos celulares em todo o mundo. Os smathphones, aparelhos mais modernos da telefonia, já fazem parte da vida de milhares de pessoas. Nos dias atuais além de meio de comunicação, é uma forma de ferramenta de pesquisa, entretenimento e portabilidade.

São várias as facilidades que os telemóveis nos oferem, porém, segundo estudos, eles também podem ser prejudiciais à nossa saúde. Algumas pesquisas científicas realizadas pela OMS( Organização Mundial da Saúde), deste de 2009 relatam a possibilidade de se desenvolver um tipo de câncer no cérebro por uso execessivo de telefones movéis próximos à cabeça. Isso pode acontecer pelo fato dos celulares emitirem um nivel de radiação eletromagnética, os estudos ainda não apresentam total exatidão mas, em todo caso, é melhor precaver.




Outro malefício que nossos inseparáveis celulares podem trazer é o de lesões nas mãos. Um estudo feito no Canadá, com 140 universitários, apontou que 84% dos estudantes apresentavam algum tipo de dor nos dedos por causa do uso frequente dos aparelhos. A tendinite é uma das principais doenças refletidas por esse advento da tecnologia, fato que não fica restrito somente aos telefones móveis mas também ao uso do computador, videogames, tablets etc.

                               Raio-X é feito nas mãos para detectar problema (Foto: Reprodução/TV TEM)
O uso do celular se tornou mais que uma necessidade, é algo essencial para nossa vida. Mas é preciso tomar alguns cuidados, principalmente com as crianças que são mais vulneráveis pelo fato de seu corpo e mente ainda estarem em formação.


 Confira nos vídeos abaixo um pouco mais sobre o assunto.







Comentários

Postagens mais visitadas