Belo Horizonte de Encontro marcado com Fernando Sabino

Texto: Henrique Oliveira
Fotos: Divulgação

Às vezes me pego a questionar sobre a existência de pessoas extraordinárias; que estão além da curva... Pessoas que nasceram e viveram para comprovar a existência dos dons.
No próximo dia 12 de outubro, além de festejarmos o Dia das Crianças, também é tempo de comemorar o aniversário de 90 anos do nascimento de uma dessas pessoas que, insisto em acreditar, vieram ao mundo com um só motivo, tornar nossa passagem por aqui ainda mais agradável.

Além de fazer história como contista, cronista e romancista, o belo-horizontino, Fernando Tavares Sabino (1923 – 2004) também usou da sétima arte e do jornalismo para encher nossos olhos.


Em sua estadia por Nova Iorque e Londres nos anos 60, Sabino acumulou experiências como diretor de cinema, documentarista e editor de livros. Também assinou uma série de entrevistas importantes, inclusive com o pintor espanhol Salvador Dalí.

Foi autor de dois grandes sucessos de vendas e da crítica nacional. “O Menino do Espelho” e “O Encontro Marcado”, que venderam mais de 1 milhão de cópias. Verdadeiros Best-sellers.


E para comemorar todos esses grandes feitos, pela primeira vez, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade – em Belo Horizonte, recebe uma exposição em rede. O complexo de museus e espaços culturais, inaugurado em 2010, na capital mineira, abre as portas para o Encontro Marcado com Fernando Sabino. Evento itinerante que homenageia a vida e obra do escritor mineiro, através de diversas expressões artísticas.  O projeto é liderado por Bernardo Sabino, filho do autor.


A proposta do evento é bem nobre. Além de tornar comum a obra, grupos convidados pela organização também podem expor suas homenagens. E é claro, nós fizemos nossa contribuição quando a Exposição passou por Betim, em 2012. 
Adaptamos o conto “Como contar um conto” para um curta metragem, produzido e dirigido pelos Antenados. “Como nasce uma história” é o nome do resultado dessa singela homenagem que pode ser conferida logo abaixo.


Somente o aniversário de 90 anos já é importante para celebrarmos. Aliado à exposição, fica ainda mais especial.

 A programação já começou!


A você um bom encontro!

Comentários

Postagens mais visitadas