Gincana Antenados


Finalizamos abril com uma atividade inédita no Antenados, a primeira gincana do Projeto.
O acontecimento me fez pensar que nunca tive a curiosidade de saber sobre essa palavra estranha. Me pus a pesquisar e descobri que os índios a disputavam a cavalo e que, provavelmente a origem da palavra é hindustani gend khana, “casa de bolas”.
Durante uma semana, instrutores e integrantes, divididos em três equipes, se mobilizaram em prol de uma causa nobre: arrecadar materiais recicláveis para a oficina de artesanato da Ramacrisna.
Foram sete dias de andanças pelos bairros Marimbá e Santo Afonso, batendo de porta em porta, de olhos nas lixeiras (alguns se atreveram até ir ao Centro!) e sempre na esperança de que algum mal educado jogasse uma garrafinha sequer no chão.
Aconteceram também provas interativas e divertidas como charadas baseadas nos principais pontos da região com um diferencial de que a resposta fosse dada em forma de fotografia; teste de conhecimento; caça aos ovos pelos gramados e parquinho da Instituição; paródias; produção de vídeos inspirados em cenas de filmes e novelas mas que retratasse a realidade local e, é claro o grito de guerra!

 
 Para nós foi ótimo! Foi uma iniciativa muito boa porque estávamos precisando de matéria-prima para fazer os brinquedos. Esses materiais nos ajudará a por em prática ideias que já tínhamos desde o início do ano. Eu achei muito interessante o entusiasmo dos Antenados de juntar os materiais, depois da gincana vamos desenvolver muitos trabalhos com as crianças do CAER.” Ressalta Graça Xavier, professora da Oficina de Artes.


 
Ao final da gincana o total de materiais recolhidos foram:

Jornais: 180,5 kg

Garrafas Pet : 1.432 unidades

Garrafinhas plásticas: 478

Tampinhas de Plástico: 2.857

Embalagens de produtos de limpeza: 445

Caixas de Leite: 565

Total: 180,5 kg de jornais e 5.777 unidades de materiais recicláveis




Comentários

Postagens mais visitadas