Uma proposta de crescimento cultural


Texto Antônio Marques
Fotos: Divulgação e Antenados

No Projeto Antenados sempre são dadas aos integrantes aulas sobre diversos temas.

O instrutor Henrique Oliveira continua a proposta da oficina sobre a história da arte. Nessa nova etapa, alguns tópicos trabalhados foram arte Paleocristã, Bizantina, Românica, Gótica e renascentista. Nós recebemos o desafio de produzir uma releitura de obras renascentistas (importante movimento em que a arte privilegiava o antropocentrismo - o homem no centro do mundo), através da fotografia.
Na produção da releitura, os alunos trouxeram a obra “Piedade”, de Geovanni Bellini, considerado o primeiro a pintar a madrugada. 

Obra: Piedade

Outro artista escolhido foi Sandro Boticelli, pintor com influência da era bizantina. A obra foi “A virgem com o menino e João Batista criança”.

Obra: A vigem Com o menino e João Batista Criança
"A proposta da releitura foi para fixar o renascimento na mente deles e, com essa atividade, eles puderam aprender mais, pois tiveram que produzir as técnicas das pinturas na fotografia”, explica Henrique instrutor do Projeto.
 
Releitura da obra "Piedade"
Releitura da obra "A virgem o menino e João Batista Criança"


A experiência foi ótima pois, com a releitura pude ter noção do que o artista pensou ao produzir o quadro”, enfatiza o aluno Rike de Deus, que representou Jesus em um dos quadros.

Foi muito bom a proposta da releitura porque tivemos uma interação maior com a oficina. Eu me senti na imagem, naquela época com todo seu contexto”, diz Luan Henrique.

Após o renascimento a próxima fase é a arte Barroca. Aguarde as novidades!

Comentários

Postagens mais visitadas