Recosturando Portinari

Texto: Rike de Deus
Fotos: Moises dos Reis
 
No dia 26 de agosto, iniciou-se a exposição ''Recosturando Portinari'', na Casa Fiat de Cultura, no Circuito Cultural Praça da Liberdade. Ela apresenta o restauro da obra ''Civilização Mineira'', de Cândido Portinari e a coleção de moda do artista mineiro Ronaldo Fraga que se inspirou no pintor. Para fazer seus modelitos e instalações, o estilista e curador, mergulha profundamente em pesquisas sobre Portinari.


 



O Antenados não poderia perder essa oportunidade, por isso, neste dia 20 de outubro, foi realizado mais uma aula passeio com o objetivo de conhecer um pouco mais sobre Portinari e Ronaldo Fraga.





Cubismo e surrealismo marcam as obras de Cândido Portinari, inspiradas em sua infância. As cores laranja e azul predominam, elas representam a terra alaranjada dos cafezais e o azul profundo do céu de Brodoski, pequena cidade em São Paulo, onde nasceu o pintor modernista que retratava as mazelas do Brasil. A tinta azul usada por Portinari continha uma quantidade alta de chumbo e, após muito tempo em contato com ela, teria que parar de pintar pois estava prejudicando sua saúde. No entanto, ele amava pintar e não quis parar. Cândido Portinari morreu em 1962, no Rio de Janeiro, aos 59 anos.

A exposição fica aberta ao público até o dia 26 de outubro.

Visitação - de terça a sexta -feira, das 10 às 21h

Sábados, domingos e feriados, das 10 às 18h




(31) 3289 8910


Entrada gratuita.





SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Tecnologia do Blogger.