Dia da Fotografia

Texto: Beatriz Antunes

Hoje, 19 de agosto, é comemorado o dia da fotografia, há 175 anos ela foi anunciada e apresentada ao mundo pelo francês Louis M. Daguérre.

"Point de vue du Gras" - primeira fotografia por Niépce.
A fotografia é uma arte antiga, com relatos desde 1800, ano que os inventores começaram com suas ideias de capturar imagens. O processo de criação consiste em capturar a luz do ambiente, processá-la pelos sensores da máquina e assim transformar a imagem em foto.

Atualmente, qualquer celular moderno é capaz de registrar momentos, existe uma variedade de equipamentos e o processo é digital, mas nem sempre foi assim. No início eram usadas técnicas parecidas com a de pinhole, a qualidade era baixa e as fotos demoravam muito tempo para serem “impressas” no papel de nitrato de prata.

As etapas do processo de captura de imagem começam bem antes do click do fotógrafo, com suas escolhas, tanto de equipamentos como do melhor momento para se registrar. Suas emoções serão passadas para sua obra que levará a milhares de olhos uma nova visão sobre o mundo.

A Produtora Antenados não poderia deixar essa data tão importante para a área audiovisual passar em branco e para comemorar o dia da fotografia a equipe da produtora saiu para registrar alguns momentos, confira:






Comentários

Postagens mais visitadas