Ofício: Design

Texto: Beatriz Antunes


Henrique Oliveira é formado em Design, e trabalha como instrutor de edição de vídeo e criação.

Repórter: Você está no Antenados desde seu inicio em 2007. O que essa experiência contribuiu para sua formação profissional e escolhas?
Ao entrar para o Antenados, tive certeza de que a comunicação era o que queria porque sempre me chamou a atenção os bastidores. O processo.
Como o Antenados é um grande laboratório de criação, fui logo desenvolvendo meu interesse por arte e design. Me formei em design gráfico e fiz vários cursos livres de artes graças ao espaço e confiança que recebi aqui.

Repórter: Além de trabalhar na Produtora Antenados, você também atua como freelancer, sendo criador de duas página na internet, o De Dentro Design e o Ateliê Café a Dois . Como é área em que trabalha?

Como sempre gostei de design, seja ele para qualquer finalidade, a 4 anos atrás criei juntamente com a ceramista Luciana Pires um Ateliê de Cerâmica artesanal, o Café a Dois. Com esse trabalho posso explorar outras áreas do design fazendo algo mais autoral. Além disso, trabalho como freelancer criando identidade visual para empresas e micro empreendedores.


Repórter: Como você alia sua profissão de Designer com artesão?
Na verdade aliar minha profissão de designer ao artesanato é bem mais simples do que parece. Como a estética é algo em comum nas duas áreas, fica mais fácil até mesmo para pesquisar referencias e criar. Mas como a cerâmica faz parte do meu dia a dia, estou pensando em até fazer algum curso de design voltado mais para produtos.

Repórter: Qual a mensagem que você deixa para as pessoas que estão interessadas por essa área?
É uma excelente profissão! Mas como qualquer outra, o grande diferencial é VOCÊ. A dica? Cursos e prática. Não existe uma fórmula mágica. Porém, hoje é muito mais fácil especializar-se em design. Além da graduação, existem cursos técnicos e de aprendizado em softwares e processos presentes na profissão.

Se valer outra dica, acredito que o bom profissional é aquele que gosta de se manter informado sobre tudo em sua volta. Seja curioso... Busque referencias... Leia muito! O Designer é um profissional que assume um importante papel na sociedade, já que ele é o responsável pelo projeto que venderá uma ideia. Um conceito. Então, se está certo de que essa é a profissão que sempre sonhou, o céu é o limite!

Comentários

Postagens mais visitadas