O que é Fotojornalismo?

Foto: Migrant Mother, de Dorothea Lange (1936)

Depois do post passado que divulgamos algumas fotos do #ClickdaSemana, muitas pessoas ficaram curiosas para saber realmente o que é Fotojornalismo em si, então fizemos um post contando um pouco mais sobre esse estilo de fotografia.

O fotojornalismo é uma forma de passar informação para as pessoas através da junção de foto e texto. Essa é uma técnica aderida por jornais do mundo todo. Tudo começou quando o jornal Daily de Nova York publicou pela primeira vez uma fotografia em jornal impresso em 1880.

O termo fotojornalismo, porém começou a ganhar destaque somente no século XX com o desenvolvimento das revistas ilustradas, que continham em suas páginas fotos e textos. Isso contribuiu para que o jornal ficasse mais interativo, fazendo com que os leitores tirassem suas próprias conclusões com as imagens que complementavam a reportagem.

Um dos maiores fotojornalistas brasileiros é o fotografo Mauricio Lima, vencedor do premio da revista Time de melhor fotógrafo de agência, em 2010, Lima retratou a vida dos marinheiros americanos e o dia a dia das pessoas comuns, que tentavam se acostumar com o conflito no Afeganistão. E também não podemos deixar de destacar o fotografo Sebastião Salgado, um dos ícones da fotografia no mundo todo.

Texto: Nathalia Malaquias e Daniel Fauez

Comentários

Postagens mais visitadas