O que é um lide jornalístico?

Em jornalismo, o lide é a primeira parte da notícia. O parágrafo destaque que fornece ao leitor informações básicas sobre o conteúdo. A expressão inglesa lead tem, entre outras, a tradução de “primeiro” ou “guia” e tem o intuito de atrair e conduzir o leitor aos demais parágrafos.
E por isso dizemos que a notícia é formatada pela pirâmide invertida. Por que invertida? Porque se a história noticiosa fosse formatada pela pirâmide normal, o fato seria relatado em sua ordem cronológica. Mas, “inverter a pirâmide” não significa narrar o acontecido de trás para frente, e sim começar a contar a história indo direto as conseqüências que levou a algo .

Para isso, precisamos agrupar as informações mais diretas e objetivas, isso acontece ao responder a seis perguntas: O quê? (a ação), Quem? (o agente), Quando? (o tempo), Onde? (o lugar), Como? (o modo) e por quê? (o motivo). Essas seis perguntas resumem o que é o Lide. 
No caso de não conseguir colocar todas as informações no início, o Jornalista tem a opção de incluir o restante no segundo parágrafo, chamando-o de sublead. O lide deve pautar a linguagem clara e simples. O leitor ganha interesse pela notícia quando o lide é bem elaborado e coerente.


Texto: Mirelli Silva
Imagens: Google imagens

Comentários

Postagens mais visitadas