Novo Ensino Médio preocupa educadores

                Betim, 28 de Janeiro de 2022.


   O Novo Ensino Médio, aprovado pelo BNCC, irá entrar em vigor a partir de Fevereiro deste ano, mas contudo esse novo programa está preocupando algumas pessoas e estados, já que comunidades carentes e indígenas, vão ficar isoladas em alguns pontos. Em Roraima no Norte do país o modelo será experimental em 14 escolas, destas, oito ficam na capital, Boa Vista, e uma se localiza no interior de uma comunidade indígena.



Um monitoramento do movimento pela Base aponta, às  vésperas do reinício das aulas, cinco estados  ainda não homologaram seus referenciais curriculares junto aos respectivos Conselhos Estaduais de Educação, Acre e Tocantins aprovaram, mas aguardam homologação, enquanto Alagoas, Bahia e Rondônia ainda esperam pelas duas etapas.

´´A lei é federal e deveria ter uma concertação nacional na oferta, para garantir um mínimo de coerência dos currículos aprovados pelos estados. Mas dois fatores pesaram contra isso. A pandemia de Covid-19, que afetou de maneira diferente os estados, os mais pobres foram mais impactados. Ela impediu que as comunidades escolares participassem da reforma. Outro fator é o papel do governo federal, Existe uma responsabilidade da União no assessoramento, na regulação, para implantar a reforma´´. Afirma Ana Paula Corti, professora do IFSP, e pesquisadora do Ensino Médio.

             -Mas vamos entender um pouco de como será esse novo modelo?

 O Novo Ensino Médio, consta em mudar a carga horária e o modelo de aprendizado, com isso saem as disciplinas clássicas, que serão agrupadas por áreas de conhecimento e os conteúdos de cada um deles vão se condizer. Os estudantes permanecerão em sala de aula por cinco horas diárias, já que antes ficavam por quatro horas diárias. E ainda prometem que no futuro chegará as sete horas diárias dos estudantes em sala de aula.

veja como ficará os agrupamentos;


fonte; https://eggnunes.com.br/o-novo-ensino-edio/

Agora que já entendemos um pouco sobre como o Ensino Médio  ficará,vamos citar a vantagem e a desvantagem do modelo;

- Vantagem; O jovem tem a oportunidade de decidir aquilo que mais condiz com suas aptidões e capacidades e que mais te servirá no futuro.

- A expansão progressiva de 800 horas/aula para 1400 horas/aula representa um melhoramento do ensino, com capacidade para aprofundar mais em assuntos pertinentes além de ter contato com outras matérias.

- Desvantagem; Muitos jovens chegam ao Ensino Médio sem nenhuma noção do que querem seguir como carreira sendo esses três anos decisivos para tal escolha.

- Se não existir um plano pedagógico por trás dessa alteração corre o risco dos alunos ficarem apenas mais tempo nos prédios sem aprender mais como prometido.

https://youtu.be/VfXIMDvpOJE

Lembrando que quem já está cursando o 2° e 3° ano do Ensino Médio em 2022, não passará por esse processo, somente quem está entrando no Ensino médio esse ano.

Eae? o que você achou sobre o novo modelo do ensino médio?

📌Deixe nos comentários sua opinião sobre esse assunto!!!

E também nos mande assuntos que você, ache interessante para colocarmos no blog do 

ANTENADOS PRODUTORA.

Obrigado(a).

Postado por;

Vitória Rodrigues.





Comentários

Postagens mais visitadas