Uma palavra não faz uma ciência


Sabe aquele pessoal que é fascinado por cavernas, antigas escrituras, estalactites e outras coisas que só são encontradas com muito estudo e paciência? Pois é, esse tipo modalidade tem nome e muitos praticantes.
O grupo Guano Speleo da UFMG, formado há mais de 15 anos, realizou um curso de Introdução á Espeleologia, para um grupo de mais ou menos 30 alunos nos dias 18, 25 e 26 de Abril.
A espeleologia se baseia nos estudos de cavernas e outras “coisinhas” que os praticantes precisam saber.
Não se tem uma data determinada de quando o homem começou a explorar as cavernas, mas através de pinturas rupestres(registro dos primeiros habitantes) se confirma a presença do homem em seu interior há mais de 35 mil anos.
Muitos não sabem, mas aqui em Minas Gerais, no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, existem pinturas rupestres datadas há mais de sete mil anos.
Para quem deseja se aventurar como Cláudio Yoshinaga (instrutor do projeto Antenados), que conta que sempre gostou e essa foi sua primeira chance de explorar uma caverna e sentir a adrenalina, não se esqueça de usar os equipamentos básicos que são: Capacete, Lanterna e uma roupa reforçada!!!
Então, boa explorada...


Foto: Claudio Yoshinaga

Comentários

Postagens mais visitadas