RETROSPECTIVA 2012


A cada fase que se completa, ano que se encerra, novas conquistas marcam a história do Projeto Antenados. 2012 foi um ano repleto de importantes realizações para o nosso “Time”, e seria um grande descaso não relembrar os acontecimentos mais marcantes desse ano. Para você que nos acompanha através das redes sociais e de nosso blog, que por sinal superou a incrível marca dos 55 mil acessos, vamos relembrar os destaques deste último capítulo finalizado, 2012. Embarque com a gente nessa viagem!


Texto: Everton Soares


Durante o último ano recebemos visitas importantes. Alguns veículos de comunicação como TV Alterosa, Rede TV Minas, Band Minas, Rede Super, TV Betim, Estado de Minas e Aqui Betim registraram as atividades e eventos organizados pelo projeto. Confira como foi a visita do programa Balaio da TV Rede Super de BH. A matéria ficou muito bem humorada.




Complementando esses momentos de encontro e de troca de experiências com profissionais da área, os Antenados visitaram um dos grupos de comunicação mais importantes do Brasil, O Diário dos Associados (filiais BH).





No roteiro da visita conhecemos a TV Alterosa, a Rádio Guarani FM, o Jornal Estado de Minas, o parque gráfico do jornal, além do Teatro Alterosa.  Durante a visita, os integrantes do projeto puderam conhecer de perto alguns detalhes do dia a dia dos profissionais. Uma oportunidade ímpar!







Deixando um pouco de lado a comunicação (mas jamais abandonando), os Antenados também buscaram respirar (e inspirar-se com) um pouco de arte e cultura.




 As obras contemporâneas do maior museu a céu aberto do mundo, o INHOTIM, em Brumadinho, intrigaram a todos os curiosos.




 Os integrantes do projeto também conheceram o Circuito Cultural da Praça da Liberdade...






... e o cine Horto, onde assistiram à peça, Olympia, produção do grupo galpão.






E se tratando de cultura, uma boa sessão de cinema também não poderia faltar. Com o longa “A Invenção de Hugo Cabret”, do diretor Martin Scorsese, o grupo foi introduzido aos bastidores do surgimento de uma das maiores e mais prazerosas invenções da humanidade: O CINEMA.
 



Mas quem superou todas as milhas do projeto foi o instrutor Henrique Oliveira e, hoje ex-instrutor do projeto, Leandro Dias. 




Eles foram convidados para participar do FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG, realizado anualmente na histórica cidade de Diamantina. Eles registraram toda a viagem através de um diário on-line (o DIÁRIODE BORDO). 


Mas nem tudo é festa. Os Antenados também colocaram a mão na massa!





Várias oficinas foram aplicadas ao longo de 2012, dentre elas: cinegrafia, redes sociais, produção de texto para convergência de mídias, edição de imagens;

 

Além de história da Arte, Colagem, Fanzine, Pré ENEM e Stop Motion.


Os integrantes do projeto também suaram a camisa para organizar a programação de encerramento do 2º ano do PONTO DE CULTURA CRIARTE. Além de várias oficinas temáticas, o projeto realizou ainda:

O FESTIVAL DE TALENTOS ANTENADOS 





 A MOSTRA DE ARTE, CULTURA E GASTRÔNOMIA 




 3º TALENTOS DA REGIÃO







Dando seqüência à primeira edição do evento, o projeto realizou a 2ª SEMANA DE COMUNICAÇÃO ANTENADOS.



 
O evento contou com profissionais da área para comentarem sobre o tema “A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NA COMUNICAÇÃO”.


E para celebrar os cinco anos de atividades do Projeto Antenados, nos meses de março e abril de 2012, foi realizada a exposição ANTENADOS, 5 ANOS TRANSFORMANDO VIDAS, no Museu Paulo Araújo Gontijo, em Betim.


No evento os visitantes puderam conferir história, trabalhos e depoimentos de pessoas que marcaram a trajetória do projeto.



E se você está se perguntando: mas e as produções do Projeto? Calma. Deixamos essa que é uma das áreas de maior destaque do projeto para o encerramento.



Como nos anos anteriores, realizamos dezenas de produções ao longo de 2012. Mas para não se tornar enfadonho (pois esta postagem já está bem longa), vale relembrar os grandes destaques.





Ainda em comemoração aos cinco anos do Antenados, em 2012, foi lançada uma revista comemorativa quinto aniversário do Projeto. O conteúdo da revista é recheado com os grandes destaques da nossa história.








O ano 2012 também foi marcado pela volta do JORNAL ANTENADOS. Com o tema pré-definido, o periódico vai trabalhar a MEMÓRIA CULTRAL DE BETIM, através de pesquisas, entrevistas, matérias e visitas aos pontos turísticos da cidade. O projeto é patrocinado pelo MINC (MINISTÉRIO DA CULTURA) e faz parte do programa MAIS CULTURA, MICRO PROJETOS RIO SÃO FRANCISCO. O objetivo desse programa é fomentar a cultura nessas micro regiões que compõem a bacia do Rio São Francisco. O projeto prevê a publicação de cinco edições do jornal. A primeira edição saiu no mês de Novembro.







As produções audiovisuais tiveram um ano marcado pelas parcerias. Empresas, Instituições e até mesmo o Poder Público apostaram na competência do Projeto. Três grandes produções marcaram o ano do Antenados.



Reforçando a parceria que se iniciou em 2011, a Secretaria de Educação de Betim convidou o Projeto Antenados para cobrir a LITERATA 2012, festa literária da cidade que teve como objetivo a promoção à Leitura. Além da cobertura oficial do evento, o projeto também realizou oficinas e, na noite de encerramento da Festa, os Antenados tiveram a honra de entrevistar o homenageado do evento, o escritor e ilustrador Ziraldo.






Ainda no cenário das ações de incentivo e promoção da leitura, foi realizado outro trabalho prazeroso. O PÓLO DE LEITURA LER E LER contratou os Antenados para produzir o seu vídeo institucional. O LER E LER é um grupo formado por quatro organizações sociais de Betim, que se uniram com o objetivo de promoverem a LEITURA LITERÁRIA dentro e fora de suas Bibliotecas. O pólo é patrocinado pelo INSTITUTO C&A, um dos mais importantes fomentadores de projetos sociais do país. 


 Entrevista com o ilustrador Walter Lara.


Outra parceira que apostou no trabalho do Projeto Antenados foi a TEKSID. A empresa do GRUPO FIAT nos convidou para produzirmos os vídeos promocionais do programa PROFISSIONAL SEM FRONTEIRAS 2012. O programa é uma peça estratégica da TEKSID na descoberta e formação de novos talentos. Ao todo, produzimos nove vídeos. Essa relação mais próxima entre a TEKSID e o Projeto começou em 2011, quando a empresa contratou todos os integrantes do Antenados na categoria de ADOLESCENTE APENDIZ. Fato inédito em nossa história!







Deu prá ver que 2012 foi um ano de muito trabalho, mas também de bastante aprendizado. Olhando para trás, dá até para sentir certo privilégio em poder realizar tantos projetos importantes. Mas os nossos votos são para que o próximo seja ainda melhor: com mais realizações e mais amadurecimento. Assim nos despedimos do ano de 2012. Que venha 2013, cheio de novidades!


 

Comentários

Postagens mais visitadas