1ª Biblioteca Pública de Beagá especializada em artes visuais está quase pronta



Texto: Henrique Oliveira
Fotos: Divulgação

Viabilizada pelo Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais, 2010, da Funarte (Fundação Nacional de Artes), a 1ª biblioteca pública especializada em artes visuais, será instalada no CentoeQuatro - espaço conhecido em Belo Horizonte por promover a convivência e o compartilhamento de experiências, gerando oportunidades de reflexão através das artes.



A Biblioteca 104 atenderá artistas, estudantes, pesquisadores e visitantes que, de certa forma, carecem de um lugar gratuito na capital, com um conteúdo de alta qualidade como: livros especializados, periódicos e catálogos. 






Em uma área com mais de 3 mil m² e com múltiplos ambientes, o CentoeQuatro não foi sempre um espaço de ocupação artística.



Construído em 1906, para fins comerciais, o prédio abrigou em 1908 a Companhia Industrial Belo Horizonte – CIBH, a primeira grande indústria da capital mineira de fiação e tecelagem. Na década de 30, o edifício abrigou outras companhias têxteis e fica conhecido como 104 Tecidos.


De lá para cá (confira toda a história no link: http://www.centoequatro.org/o-predio ) muitas mudanças ocorreram no imóvel. Só em 2009, foi transformado no Espaço CentoeQuatro que conhecemos hoje.


Quem freqüentar a biblioteca terá apenas uma restrição: as consultas deverão ser feitas no local, pois não será permitido o empréstimo dos materiais.

A abertura está prevista para maio de 2013. 


Mais informações sobre o CentoeQuatro e acesso à agenda de tudo o que está acontecendo, clique no link abaixo: 


Localização:  Praça Ruy Barbosa, 104 - Centro - Belo Horizonte

Contato: (31) 3222.6457 | contato@centoequatro.org

Comentários

Postagens mais visitadas