Você sabe o que é um Storyboard?

Há algumas décadas atrás, os profissionais precisavam encontrar uma maneira mais simples e interessante de mostrar as suas ideias. Isso ocorreu, pois a maioria dos roteiros eram muito complicados e assim, era difícil convencer os clientes.

A ideia veio como uma sequencia de desenhos para tornar a leitura mais fácil e atraente. Os storyboards não possuem balões ou falas, mas são parecidos com gibis, assim:

O storyboard é um filme ou um capítulo contado em quadros, uma espécie de desenho do roteiro e por isso precisa ser simples e principalmente objetivo. Ele é uma sequência de imagens, desenhos ou fotos que contam uma história e usados dentro da publicidade, das animações, dos games, das novelas e principalmente do cinema. Porém, conta apenas um trecho da ideia que virá a se tornar o filme.

STORY = HISTÓRIA
BOARD = QUADRO

Outro exemplo, é uma cena do filme Titanic:

Por um lado, é simples. Mas pelo outro, storyboard precisa ajudar os criadores com a estrutura, sequencia dos planos e fatos, ângulos, ritmo e até mesmo com as expressões e jeito dos personagens. Dessa forma, pode-se representar muito bem a intenção de um roteiro escrito e muitas vezes, extenso.
E então, com toda essa matéria você já pensou em fazer o seu próprio storyboard?

Texto: Thais Danielle

Comentários

Postagens mais visitadas