Brincando com o tempo



Brincadeiras antigas que ajudam no desenvolvimento do jovem.

Com a chegada da “era industrialização” e posteriormente a globalização, os centros urbanos passaram por grandes transformações, restando apenas os playgrounds, pracinhas, parques e outros poucos espaços de lazer. Gradativamente as crianças foram afastadas do convívio com os adultos e espaços urbanos. Houve um processo de infantilização da brincadeira e uma progressiva desvalorização, já que, num mundo orientado pelo trabalho e pelo lucro, ela é considerada uma atividade não produtiva.

Antigamente não existia variedade de brinquedos e se você quisesse se divertir tinha que usar a criatividade. As brincadeiras antigas mais famosas eram: Amarelinha, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, pipa... Tudo isso fazia parte do cotidiano e assim a criança se divertia por horas e dias.
Quando passávamos em ruas e avenidas, crianças e adolescentes se divertiam em grupos. Mas, com o passar do tempo, e com o avanço da tecnologia os jovens perderam o interesse por esses momentos. A tecnologia está transformando o mundo trazendo a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos esforço, como: Vídeo games, computadores, internet e sites de relacionamentos muito acessados. Com isso, os jovens estão deixando a “verdadeira” infância de lado.
O mundo infantil foi invadido por jogos eletrônicos, músicas com movimentos sensuais, brinquedos industrializados, representando heróis ou bandidos de desenhos infantis. Com isso, observa-se que, nos dias atuais, os jogos, brinquedos e brincadeiras tradicionais infantis foram perdendo espaço entre as crianças.

Diversão é comum para qualquer tipo de pessoa, seja ela, rica ou pobre, gorda ou magra. Sempre tendo a pretensão de se divertir. “Hoje, não vejo mais crianças brincando, como nos tempos em que me divertia com meus amigos”! Diz Elizabete Aparecida, 34 anos.

Brincadeiras e esportes são essenciais para o desenvolvimento de uma criança, pois isso faz com que ele se exercite, tendo uma vida boa e saudável. Com a chegada dos computadores e brinquedos tecnológicos o índice de obesidade vem aumentado cada vez mais no mundo. E isso pode ser algo realmente grave para a sociedade!

Uma dica é incentivar os jovens de vez em quando retornarem ao modo de se divertir do “passado”. Nada melhor do que tirar um tempo para lembrar que para se divertir não é preciso gastar. Além de ser bem divertido!

Foto: http://migre.me/Rzsq

Comentários

Postagens mais visitadas