Rota 66- A história da polícia que mata


@Cledemar Duarte dispensa apresentações mais detalhadas. É uma figura carimbada do Antenados. Já foi integrante do Projeto, passou pela coordenação e hoje é um Jornalista graduado. O cara é simplesmente apaixonado pelo que faz. Estamos "namorando-o" a algum tempo para contribuir com o Antenados Cult. Conseguimos! O resultado você verá a seguir.

Rota 66- A história da polícia que mata

 
Logo no início do curso de jornalismo muito se falava sobre Caco Barcellos e seus trabalhos de investigação policial. Em um de seus livros mais conhecidos é possível compreender o motivo de ser considerado um dos principais repórteres investigativos do Brasil. Se trata do Rota 66 - A história da polícia que mata, lançado em 1992, pela Editora São Paulo.

Neste livro, Caco Barcellos investigou durante 5 anos todas as mortes com envolvimento de policiais da ROTA (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), em São Paulo. Este grupo era considerado o esquadrão da morte entre as décadas de 70 e 90.

Recentemente a imprensa brasileira destacou a corrupção dentro da policia militar, possíveis erros de policiais na favelas do Rio de Janeiro, mas Caco Barcellos já havia feito isso em Rota 66, não apenas apresenta denúncias em seu livro, como cita os nomes de todos os PMs envolvidos nas atrocidades. Um trabalho de pesquisa e investigação fantástico.

O livro Rota 66 é um alerta contra a impunidade, pois como destaca o autor, muitos dos casos relatados terminavam com policiais absolvidos e famílias sem nenhuma explicação sobre a causa da morte (em quase todos os casos, sem motivação).

@Cledemar Duarte
Durante a leitura você se transporta para cada capítulo e vive os dramas das famílias, a revolta e a sede de justiça. Um grande livro de um dos melhores jornalistas do país.

Para quem gosta do trabalho do Caco ou para quem ainda não conhece o Jornalista, vale a pena conferir a entrvista que ele deu para o programa Provocações, da TV Cultura.



Comentários

Postagens mais visitadas