...Ainda no clima retrô

Texto:Cleidiane Duarte
Fotos: Divulgação

Outro dia, perambulando pela web, me deparei com uma lista muito curiosa, que tinha o pretensioso objetivo de classificar as maiores invenções dos seres humanos. E entre a roda, o computador, o avião e o carro, uma surpresa: a saudosa Polaroid, primeira câmera fotográfica instantânea do mundo. Daí me veio a curiosidade de saber um pouco mais sobre essa máquina que, há mais de quatro décadas, mexeu com o universo da fotografia.

Mas e você, sabe o que é uma Polaroid?

Pois bem, ela foi uma das criações do século XX (principalmente para nós, fotógrafos), uma câmera que em menos de 60 segundos revela sua foto. Incrível!

O nome Polaroid vem de um tipo de plástico que serve para polarizar (“organizar”) a luz, ele é utilizado na produção de óculos de sol, microscópios ópticos, entre vários outros produtos. Foi a partir de estudos deste material que Edwin Land desenvolveu um dos primeiros polarizadores sintéticos, e criou a Polaroid Corporation.

 A Land SX-70ª, primeira câmera instantânea do mundo, foi lançada em 1972, e logo virou uma febre, chegando a vender 800 milhões de unidades em três anos. A frente de seu tempo, um fator que garantiu o sucesso da câmera era a revelação quase imediata das imagens fotografadas.

SX-70ª

Hoje a fotografia instantânea já se tornou algo comum, graças a vários desenvolvimentos tecnológicos, como a Polaroid. Mas a câmera continua influenciando de outras formas. Absorvidos pela nova onda retro, os fotógrafos (tanto profissionais como amadores), se inspiram nas imagens capturadas pelas câmeras antigas.





A influência inclusive tem gerado o desenvolvimento de novas tecnologias, como aplicativos para smarthphones e tablets, e uma das mais recentes novidades, é o Impossible Lab.


Desenvolvido na Holanda, o aparelho é capaz de transformar fotos digitais em impressas, a partir de um iPhone. O papel usado para a impressão das fotos foi inspirado no clássico papel fotográfico da Polaroid.

Vale a pena conferir no vídeo:


Essa novidade só reforça o que esboçamos no último post sobre a onda retrô.  É uma nova (velha) moda que promete surpreender com suas inovações.


E se você se interessou pela Polaroid, vale a pena conhecer a comunidade de amantes da marca.


Comentários

Postagens mais visitadas