Francis Ford Coppola

Texto: Hellen Silva
Fotos:Divulgação


Costumo dizer que o Projeto Antenados é lugar de desafios! Pois para mim, falar de um diretor de cinema tão renomado como Francis Ford Coppola não é tarefa nada fácil.
Creio que você, leitor, mesmo que nunca tenha ouvido falar de Coppola, já teve  contato com algum de seus trabalhos.

Descendente de uma família ítalo - americana, Francis Ford Coppola nasceu em Detroid EUA, em 7 de abril de 1939, e desde pequeno foi criado em meio ao mundo artístico, pois sua mãe era atriz e seu pai cantor. Como um bom iniciante, Coppola após estudar cinema começou  como assistente do diretor e roteirista Roger Cormam. A partir daí, ele, juntamente com George Lucas, abriu a produtora American Zoetrope, onde realizou pequenas produções que, consequentemente, lhe rendeu alguns prêmios.


Conhecido como um dos diretores mais controversos da história do cinema, Coppola costumava não se limitar em trabalhos, dirigindo filmes de todos os tipos e gêneros como dramas, romances, comédias, suspenses e policial.

Um importante aspecto a ser ressaltado sobre Francis Ford Coppola é a valorização da cultura italiana presente na maioria de seus filmes, e a utilização de membros da sua família em suas produções como, por exemplo, a participação da filha Sophia Coppola, em o Poderoso Chefão parte III.

Somente em 1972, a carreira de Coppola deu o salto para o sucesso. Foi com o filme The Godfather (O poderoso Chefão I) que o diretor ganhou fama internacional, uma das produções mais aclamadas e admirados da história do cinema.




Outro projeto ambicioso do diretor foi o longa Apocalipse Now (1979). No início, gerou vários problemas em sua produção como a complicada negociação com o ator Marlon Brando que ameaçou abandonar o projeto, além de ter que investir milhões de dólares de seu próprio bolso. Quando lançado o filme foi bem aceito pelo público, e mais uma vez deixou a marca de Coppola registrada no cinema.



Coragem, esta poderia ser a palavra que define a carreira de Coppola. Pelo menos esse é o principal atrbuto que ele acredita que um bom diretor dever ter.

 “Coragem é o maior atributo de um diretor de cinema. Coragem quanto aos seus instintos suas ideias, porque se não você se submete e muda. E as coisas que podem se tornar memoráveis estarão perdidas.” Francis Ford Coppola.

Comentários

Postagens mais visitadas