Como resolver a crise no jornalismo? Parte II
-->
E a segunda opinião sobre o tema: A Crise no jornalismo, é de Hellen Silva, que por sinal expressou muito bem o que pensa sobre o assunto.
A busca por um
jornalismo de qualidade e com agilidade vem se tornando um desafio
diário para os principais veículos de comunicação .
Com a nova onda
tecnológica, o espaço do jornalismo que antes conhecíamos vem se
perdendo para o que hoje é visto como uma grande novidade: as redes
sociais.
A prática antiga de
sentar e nos desfrutar com um velho jornal repleto de conteúdo, foi
deixada de lado, e uma informação que antes tomava boa parte de
nosso tempo, é lida com menos de cinco minutos, carregada de uma
tempestade de fotos e vídeos.
O costume agora se
voltou para um conjunto de informações onde as pessoas buscam seu
próprio conteúdo, e além de tudo criam suas próprias verdades a
respeito de um determinado assunto.
E onde fica o papel
dos veículos de comunicação no meio disso tudo? Como era esperado
o desespero não poderia ser diferente.
Agora, além de
driblar a concorrência, eles terão que driblar também sua
principal fonte de sustento, o público receptor.
Há um ditado que diz:
a voz do povo é a voz de Deus, e os meios de comunicação tem
levado isso extremamente ao pé da letra.
Antes os receptores
estavam dispostos a receber aquilo que lhes eram passado,
atualmente, as notícias são voltadas para o maior número de
receptores possíveis e com os assuntos mais procurados, independente
da sua qualidade e utilidade. Com isso, até mesmo o curso de
jornalismo se “atualizou” , deixando os futuros profissionais
prontinhos para aquilo o que o novo público quer.
Mas a partir dessa
discussão surge uma pergunta: qual seria a forma ideal do
jornalismo? Bem, com certeza ainda é muito cedo para encontrarmos a
resposta a essa pergunta tão difícil.
Talvez ela seja
respondida quando ambos os lados aceitarem e pensarem em qual é o
seu papel na busca pelo jornalismo de qualidade, e principalmente na
reflexão de seu verdadeiro significado.
Comentários