Conhecendo Museus


Texto: Antenados
Fotos: Divulgação /Antenados

Como proposta para o segundo semestre, começamos um trabalho com memórias.
Cada um dos integrantes teve a incumbência de trazer para a roda um objeto que representasse parte da história da sua família.

A experiência nos serviu de fonte que despertou a curiosidade sobre a história dos outros colegas. Também conhecemos um pouco da história da coordenadora Nívia Ribeiro, que trouxe uma mala com um grande significado para ela. Vimos objetos de muito valor sentimental. Alguns desses objetos estão retratados abaixo.

Para enriquecer o trabalho, iniciamos com a coleção “Conhecendo Museus”. O primeiro vídeo assistido foi sobre o Museu da Inconfidência, situado em Ouro Preto/MG.

 O museu guarda grandes memórias da Inconfidência Mineira, possui várias peças dos séculos 18 e 19, quando os portugueses exploravam o país.

 "Ver um pouco dos objetos e das obras de artes que surgiram naquela época nos dá uma enorme vontade de estar lá, presentes com todos aqueles inconfidentes, que não tiveram medo de lutar pela condição em que viviam." Diz Jussara Lopes, integrante do Projeto.


Esta casca de fruta (não identificada por nós, parece castanha do Pará) serviu para Jussara Lopes como copo para tomar água quando criança. Assim se tornou peça de decoração da casa e está na família da Jussara há 17 anos.


Uma mala como esta podemos pensar que só serve para guardar roupas, documentos, objetos de valor. Mas esta não é uma mala comum , ela guarda memórias , sentimentos e o amor da família de nossa coordenadora Nívia Ribeiro.
O objeto de estimação tem em torno de cinquenta anos e, para Nívia, seu valor sentimental é inestimável. Nela, fotos da família, alunos e amigos retratam momentos felizes .

Estes sapatinhos artesanais apresentados pela Suelen, esquentou seus pezinhos e dos três irmãos quando bebês. Foram feitos pela cuidadosa mãe que até hoje os guarda como recordação dos filhos em sua melhor fase: a infância.

Comentários

Postagens mais visitadas