A história por trás do Dia do Jornalista


Em 1931, Associação Brasileira de Imprensa (ABI), criou no dia 7 de Abril o dia do jornalista. Mas você conhece a história por trás dessa data?

Esse dia foi escolhido em homenagem ao jornalista, político e médico italiano Giovanni Battista Líbero Badaró (mais conhecido apenas como Líbero Badaró), que se mudou para o Brasil em 1826.

Badaró foi um liberal, fundador do jornal O Observador Constitucional, que não era bem visto pelos absolutistas daquela época.

Então, em 20 de novembro de 1830, na rua São José (hoje Líbero Badaró), na região central de São Paulo, Líbero Badaró caiu em uma cilada e foi brutalmente assassinado, a mando de seus opositores políticos. Em seu leito de morte, suas últimas palavras foram: “morre um liberal, mas não morre a liberdade”, frase que se tornou símbolo da liberdade de imprensa.



O fato complicou ainda mais a situação política do imperador Dom Pedro I, que no dia 7 de abril de 1831, abdicou o trono, deixando a coroa para seu filho, Dom Pedro II, de apenas 14 anos. 


Texto: Julia Souza
Imagens: Google Fotos

Comentários

Postagens mais visitadas