Veículos de comunicação se unem contra Fake News


Hoje em dia sabemos da facilidade com que as informações se espalham em meio à população através da internet e redes sociais. Com esse fenômeno, ultimamente vem crescendo o número das chamadas Fake News, que são notícias falsas compartilhadas principalmente pelo WhatsApp.


Preocupados com o aumento dessas notícias durante o período eleitoral que se inicia no dia 16 de Agosto, um grupo formado por Google, Facebook e outros 24 nomes de entidades do meio jornalístico e veículos de comunicação se uniram no projeto “Comprova”, que visa checar possíveis Fake News durante as eleições de 2018.

O projeto tem coordenação da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento Jornalismo), ANJ (Associação Nacional de Jornais) e suporte técnico e financeiro da Google Inc. e do Facebook.

Segundo organizadores, os jornalistas e redatores envolvidos foram treinados para identificar e verificar com técnicas sofisticadas a veracidade das notícias que circulam.

“O volume de conteúdo problemático rondando no Brasil é tão importante que uma única redação não daria conta. Ao treinar as redações e unir forças, acreditamos que essa iniciativa pode ter um impacto duradouro no Brasil”. Explica Clare Wardle, diretora da First Draft, que também está por trás do projeto.

Esta iniciativa será importante para a conscientização da população de que nem tudo que se vê na internet é verdade, e que devemos estar atentos e não compartilhar notícias falsas.

Você já viu muitas Fake News por ai? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos. Até a próxima!

Texto: André Laranjeiras
Fonte: Café com Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas