O uso de gírias e expressões populares

A comunicação é o processo de transmitir informação e compreensão de uma pessoa para outra. Vivemos na ’era digital’, no qual as pessoas se comunicam virtualmente, por meio de aplicativos. No qual, o uso de gírias se tornou um meio fácil para as pessoas se comunicarem.


É muito comum usar gírias como: crush (paquera), trollar , shippar, partiu, entre outras. É utilizado também os emojis. Porém, antes de surgir essas gírias, era (ou ainda) é usado alguns tipos de expressões populares, veja algumas e como surgiram.



Fazer uma vaquinha - essa expressão foi criada pela torcida do vasco, no ano 1920, no qual os torcedores arrecadava dinheiro para distribuir entre os jogadores, caso vencessem. o valor era inspirado em números do jogo do bicho, a vaca representava o maior valor em dinheiro (25 mil reis), era o prêmio mais cobiçado.

Amigo da onça - Amigo da Onça era um personagem criado pelo chargista Andrade Maranhão para a regista O Cruzeiro. A charge circulou de 1943 a 1961 e se tratava sobre uma pessoa que sempre dava um jeito de levar vantagem sobre as outras, colocando seus amigos em situações embaraçosas.

A cobra vai fumar - Durante o governo de Getúlio Vargas, em plena 2ª Guerra Mundial, o Brasil tentava se aproximar dos Estados Unidos e, ao mesmo tempo, da Alemanha. Então, passaram a dizer por aí que seria mais fácil uma cobra fumar que o Brasil entrar na guerra.

Terminar em pizza - essa expressão é muito usada no sentido de indignação, quando algo de errado fica sem punição ( tudo continua  do mesmo jeito). Teve origem no futebol, na década de 60, mas popularizou  mesmo no ano de 1992, quando houve o  impeachment do  ex-presidente Fernando Collor. Como o processo de afastamento de um presidente ainda era novidade no Brasil, a maior parte da população não conseguia dizer o termo em inglês, sem contar que muitos não acreditavam que Collor seria realmente punido e acabavam usando a expressão.

É importante saber usar esses tipos de linguagem no ambiente adequado. Pois certos ambientes exigem de nós comportamentos formais, diferente de locais que pode usar  gírias, ou seja uma linguagem informal.

Texto: Amanda Lopes
Imagens: Google imagens
Fonte: R7.com

Comentários

Postagens mais visitadas