Como surgiu o cinema tridimensional (3D) ?

Nos anos 50 nos Estados Unidos ficou marcado, pela invasão dos aparelhos de televisão. Todos se afastaram dos cinemas para ficarem aconchegados no sofá de suas casas. Desesperados os produtores de cinema resolveram criar uma nova técnica que foi nomeada Naturalvision, que consistia em imagens Anáglifa, que passa ter um efeito estereoscópico (tridimensional) assim que era visualizada por um óculos feito de cartolina nas cores vermelha e azul que cria uma ilusão do efeito em  nosso cérebro.
O primeiro filme produzido no formato tridimensional foi “The Power of Love,” (1922) e fala sobre uma mulher que é prometida a um homem que não a ama para salvar o pai da bancarrota. Mas “Bwana Devil”(1952) é conhecido como percursor do gênero. O filme mostra leões atacando trabalhadores de uma estrada de ferro.
A volta do 3D ao cinema foi em meados de 2000 com a empresa RealD a frente da implantação da tecnologia em salas de cinema.Em 2009, 16 produções em 3D entraram em cartaz e em 2010 foram 21 entre elas"Alice no País das Maravilhas", "Toy Story 3", "Shrek para Sempre" e "Tron: O Legado".
Muitos filmes dessa fase são documentários sobre esportes, natureza e o espaço. Mais do que uma tecnologia, o 3D é uma forma de deixar o espectador mais próximo da história do filme. Ele permite a entrada em um mundo ilusório, afinal de contas o cinema trata de magia. Com o número de filmes em 3D crescendo a cada ano.

Texto: João Miranda

Comentários

Postagens mais visitadas