3 Vantagens de fotografar no modo manual

No mundo da fotografia  é necessário que o Fotógrafo entenda o que está fazendo, ou seja, não apenas ''apertar o botão''. Tem que ter um olhar clínico para cada item, a paisagem, as cenas, os modelos e entender a luz, ver de onde ela vem e saber como usá-la corretamente.

Em uma cena, quando se usa uma regulagem manual como o ISO, Velocidade e Obturador, você pode conseguir uma cor mais fiel a realidade. Diferente de quando usamos o modo automático, causando muitas vezes uma luz clara demais ou subexposta.

Usando a velocidade e obturador podemos congelar perfeitamente o objeto fotografado, algo que, o modo automático não consegue fazer, pois cada objeto está em uma velocidade diferente, assim, causando interferência. Para um pássaro por exemplo, seria uma velocidade, e para um carro outra.

E também  no modo manual, sempre lembrando dos 3 itens (ISO, Velocidade e Obturador) podemos fazer algo mais artístico como a longa exposição por exemplo, que causa um ''rastro de movimento'', em que a noite podemos ver os rastros luminosos de carros numa avenida. No modo automático o flash surgiria por se tratar de uma cena noturna e você não conseguiria o objeto desejado.
O modo manual deixa um mundo sem limites para a criatividade, podendo usar e abusar das funções da câmera pra poder fazer uma ótima foto.

Texto: Leonardo Abras
Fonte: Fotografia Dg e google imagens

Comentários

Postagens mais visitadas