Câncer de mama em homens

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais frequente no mundo e estudos realizados pelo instituto nacional do câncer (INCA)  comprovaram que em 2014  aconteceram mais de 57  mil  casos de câncer de  mama no Brasil.
O tumor mamário é cerca de 100 vezes menos comum entre homens do que entre mulheres, mas isso não quer dizer que os homens não também podem ter a doença, até porque pelo fato de possuírem tecido mamário.

O tratamento varia de acordo com  o grau da doença e é diagnosticado quase da mesma forma que as mulheres e por esses motivos têm mais possibilidades de cura ao ser descoberto.  
Os sintomas masculino incluem pele enrugada ou ondulada, saída de sangue ou líquido pelo mamilo, alterações no volume da mama, vermelhidão da pele, etc.
A identificação é feita através do autoexame em que o homem nota um nódulo duro na região do peito e sente dor, sendo um dos principais sintomas. O diagnóstico é feito pelo médico chamado urologista ou mastologista que utiliza os métodos de mamografia e ultrassom de mama seguido do biopsia.

Os tipos de câncer no homem podem ser:
- Carcinoma Ductal In Sit
- Carcinoma Ductal Invasivo
- Carcinoma Lobular Invasivo
- Doença de Paget
- Câncer de Mama Inflamatório
Ainda não foi comprovado a causa do câncer de mama, mas alguns fatores como idade avançada, uso de anabolizantes, radiação e alcoolismo podem colaborar.
Previna-se!

Texto: Milene Freitas
Fonte: Google
Imagens: Google Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas