Liberdade de expressão e Cyberbullying


Liberdade de expressão é a garantia de que qualquer pessoa possa se manifestar, compartilhando ideias e informações, por meio de linguagens, sendo oral, escrita, artística ou qualquer outro meio de comunicação, mas até onde essa liberdade pode se estender pela internet?


A internet é um local onde o fluxo de informações é constante e ilimitado, porém, como qualquer outro aspecto que norteia o meio social, a web deve apresentar uma barreira que determina até onde podemos ir.

O avanço das redes sociais e dos recentes meios de comunicação, como os blogs e redes sociais, através dos quais há extensa circulação de informações e conteúdos opinativos, tem crescido os casos de conflito entre a liberdade de expressão e outros direitos fundamentais. Existem leis que regulamentam o uso da internet, que procuram proteger seus usuários contra os chamados crimes cibernéticos.

Cyberbullying é um tipo de violência praticada contra alguém através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Em geral, o cyberbullying é praticado entre adolescentes, mas também ocorre com frequência entre adultos. Pesquisas revelam dados assustadores sobre os ataques por meio da internet, onde um em cada dez jovens já sofreu ataque virtual.

A agressão contínua pela qual uma vítima de cyberbullying sofre pode trazer consequências graves como, trauma psicológico, isolamento social, desenvolvimento de problemas relacionados à depressão, podendo até mesmo levar a vítima ao suicídio. O agravante do bullying virtual é a constante agressão que o agressor é capaz de infligir sobre seu alvo, uma vez que, diferente do bullying convencional em que a vítima tem contato presencial limitado com seu agressor (geralmente na escola), no mundo virtual o agressor tem sempre a vítima ao seu alcance, a qualquer hora do dia ou da noite. Uma característica marcante do cyberbullying é que o causador nem sempre, ou quase nunca, é identificado.


Não sofra calado, ligue 181 e denuncie.

Texto: Brenda Amaral
Imagens: Google Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas