Nova Ferramenta do Facebook irá censurar memes nocivos na plataforma



O meme é bastante conhecido e utilizado no “mundo dar internet”, referindo-se a qualquer vídeo, imagem, frase, ideia e até música, que se espalhe entre vários usuários rapidamente, alcançando muita popularidade. Mesmo sendo conteúdos relacionados a humor, frequentemente, os memes se tornam gozações feitas a pessoas que postaram na rede algum conteúdo sobre si próprio ou que tiveram seu conteúdo postado por alguém. Essas gozações podem ser leves brincadeiras ou ter intenso teor ofensivo para a vítima. Nestes casos, se aproximam do bullying.
Pensando nisto, uma nova ferramenta do Facebook pretende acabar com o compartilhamento desenfreado de memes considerados nocivos. Chamada de Rosetta, a ferramenta baseada no aprendizado de máquina consegue não só categorizar imagens, como também ler as mensagens escritas dentro delas.
Ela será usada pelo Facebook para conseguir distinguir memes comuns daqueles que trazem mensagens nocivas ou até mesmo falsas, ajudando a prevenir a proliferação de, por exemplo, memes com conteúdo racista ou fake news, incluindo aquelas montagens que induzem a interpretações erradas de um fato.

Texto: Mirelli Silva
Fonte: https://expresso.sapo.pt/
Imagens: Google Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas