17 de Julho - Dia Mundial do Emoji

Esta é mais uma data que muitos deixam passar despercebida, as vezes, nem sabe da existência, por isso viemos informar: Hoje, 17 de Julho, é considerado o Dia Mundial do Emoji, uma celebração anual realizada desde 2014 para valorizar o uso constate das figurinhas que deixam a interação na internet mais divertida.  A data em questão foi escolhida por ter sido nela que ocorreu o lançamento do calendário do sistema IOS, o iCal.
A palavra Emoji, é de origem japonesa, composta pela junção dos elementos e (imagem) e Moji (letra), e é considerado um pictograma, ou seja, uma imagem que transmite a ideia de uma palavra ou frase completa.
O primeiro emoji foi criado em 1998 no Japão por Shigetaka Kurita, que integrava a equipe da NTT DoCoMo responsável pelo desenvolvimento da i-mode, uma plataforma de Internet móvel. O primeiro conjunto de 172 emojis de 12×12 píxels foi criado como parte das funcionalidades de mensagens da i-mode para facilitar a comunicação eletrônica e funcionar como uma característica distintiva de outros serviços.
Shigetaka Kurita
Atualmente, os emojis são muito populares nas redes sociais (facebook, principalmente) e em comunicações de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, por exemplo.


Porém, muito além da internet, os emojis estão quase onipresentes em nossa cultura nos dias de hoje, aparecendo em programas de TV, propagandas, decoração e até filmes. 

Texto: Mirelli Silva
Imagens: Google Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas