Entenda as Fake News!

Fake News são notícias falsas, mas que parecem ser verdadeiras. Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade, e é um dos piores maus que ocorre na internet.


Os boatos são muitas vezes propagados com a ajuda de perfis falsos, uma característica marcante das fake news no Brasil é o apelo a temas populares. Entre as principais temáticas abordadas pelos cibercriminosos, destaque para notícias atreladas a temas de saúde, somando aproximadamente 41% dos artigos. Em seguida, aparecem política (38%) e celebridades (18%).

O WhatsApp é um dos maiores transmissores de fake News.
Alertamos que é importante checarmos a veracidade da informação antes de acreditar nela e compartilhá-la com sua rede de contatos. Esse processo deve ser feito não só com notícias, como também promoções e oportunidades que encontram pela internet.


Muitas noticias falsas foram repassadas no período em que ocorria a greve dos caminhoneiros, por exemplo, elas crescem absurdamente rápido, logo, fiquem de olho antes de compartilharem algum tipo de informação. 

Texto: Brenda Amaral
Imagens: Google

Comentários

Postagens mais visitadas