Arranjos técnicos que todo fotografo PRECISA saber.

No post de hoje iremos mostrar para vocês algumas dicas bem legais que, apesar de algumas vezes não possuírem uma aparência muito agradável, podem nos salvar na hora do desespero. Como naqueles momentos em que esquecemos algo crucial para realizar um trabalho, ou mesmo algum tipo de objeto com qual teríamos que usar para compor uma fotografia diferenciada.




1° Transformar HD interno em um HD externo;

Todo bom profissional que se preze, sabe muito bem que é imprescindível ter salvo os seus arquivos digitais em pelo menos 3 locais diferentes, podendo ser estes, na memória interna do seu computador pessoal, em um HD externo e em uma nuvem de arquivos.

No entanto sabemos que a segunda opção, que é se ter salvo em um HD externo, acaba nem sempre sendo um caminho viável para muitas pessoas. E nesta dica de hoje, nós recomendamos para vocês usarem o famoso Case para HD. Se você tem aí um computador antigo ou mesmo algum outro que você não use, retire o HD dele e procure na internet ou mesmo em Feiras Populares em sua cidade, locais que vendam este produto, que custa cerca de R$ 50,00 e pode salvar você em uma ocasião onde, por exemplo, seu computador queima e lá estava todo o trabalho que deveria ser entregue a um cliente. Fazendo isso você irá ganhar mais um local para armazenar seus arquivos.

2° Filtro improvisado para lente;

Foi fazer aquele ensaio ao ar livre e acabou esquecendo seu filtro de lente que daria todo aquele glamour nas suas fotos? Não se preocupe, você pode improvisar um filtro de cores para sua lente que proporcionará um resultado final que você provavelmente jamais esperaria.

Para fazer isto, basta pegar qualquer objeto como tecido, plástico ou que seja translúcido, além de ser capaz de proporcionar uma boa imagem na câmera, feito isso, basta dispor o objeto na frente da objetiva da câmera, como se estivesse vedando a boca de um copo, use um elástico para prender o plástico e pronto, ou também sobre o próprio modelo ou objeto, então basta fazer suas fotos e apreciar os resultados incríveis.





3° Efeito Flare com CD

Sabemos que nem sempre temos ao nosso favor uma iluminação adequada ao estilo de fotos que estamos desenvolvendo naquele momento, por exemplo, não é sempre e muito menos em qualquer condição de luz que conseguiremos capturar o famoso efeito flare, que basicamente são aqueles feixes de luz policromática que conseguimos com um bom posicionamento da objetiva em relação a sua fonte de luz. Porém nem tudo está perdido, se a natureza não coopera ao nosso favor, nós fazemos ela cooperar.

Para ter o mesmo efeito flare só que agora artificial, você pode simplesmente pegar um CD e posicionar ele com a parte reflexiva voltada para a lente, e ir movimentando-o até conseguir um flare bem legal.



Você pode inclusive conseguir diferentes efeitos usando objetos como:

Lanterna, flash de celular e fogo. Como mostrado neste vídeo linkado abaixo:




4° Efeito Black Mirror com a tela do celular

Para quem nunca usou, este efeito é aquele onde se possui um tipo de vinheta preta na foto, e é possível também obtê-lo simplesmente posicionando a tela do seu celular nas extremidades da objetiva, vá mudando a posição da tela em relação a objetiva, para se conseguir efeitos distintos.




Enfim, estas foram as dicas de hoje. Vocês podem e devem usar e abusar da criatividade, desse modo, poderão ter fotos bem autorais e com sua marca gravada nelas, lembre-se sempre de que tudo também tem limite, na internet existem milhares de tutorias bem radicais que por vezes podem colocar em risco seus equipamentos, na minha opinião, não vale tudo para se alcançar uma boa imagem. Sua própria integridade física e a de seus equipamentos e/ou possíveis modelos tem que ser levada em consideração como prioridade durante seus ensaios fotográficos.



Texto: Brendo Vinícius
Imagens: Brandon Woelfel, Google Imagens, Almanaque SOS, Sheldon Evan(YouTube Channel)

Comentários

Postagens mais visitadas