Planejando uma boa entrevista


entrevista é um gênero textual com função geralmente informativa, veiculado sobretudo pelos meios de comunicação como jornais, revistas e internet. É um dos elementos principais usados na construção de notícias e reportagens. Algumas dicas são importantes para se conseguir uma boa entrevista:


1. Prepare-se:
O jornalista deve se preparar para uma entrevista. Basicamente, isso inclui pesquisar o entrevistado e ver o que já foi escrito sobre ele ou ela. Prepare mais perguntas do que você precisa com seu objetivo para o artigo final em mente. Sempre traga extra lápis, canetas, papel, etc.

2. Use ferramentas digitais:
Ferramentas online podem ajudar o jornalista a encontrar entrevistados, gravar e revisar anotações. Para o jornalista com o prazo apertado tentando entrar em contato com fontes rapidamente, existem vários sites gratuitos que fazem exatamente isso


3. Faça entrevista por email:
E-mail é uma maneira eficiente para o repórter conseguir um comentário antes do fechamento, com algumas ressalvas. Para incentivar as fontes a participar, é importante sempre se identificar, explicar brevemente a matéria, links para artigos relevantes que você publicou no passado e, mais importante, dar um prazo específico.

4. Não desista quando as coisas ficarem difíceis:
Todo jornalista se depara com um entrevistado difícil em algum ponto, então considere antecipadamente o que fazer se encontrar um entrevistado hostil: Mantenha a calma e sempre seja educado.


5. Revise:
Deixar de lado o seu bloco de notas após a entrevista para uma pausa só vai piorar na hora de decifrar notas misturadas mais tarde. Leia suas anotações quando a entrevista ainda estiver fresca em sua mente e certifique-se de dar seguimento em qualquer dos termos ou citações que necessitam de esclarecimento.


Texto: Mirelli Silva
Imagens: Google Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas