Childish Gambino tem o videoclipe mais visto de 2018

O clipe do single “This is America” de Donald Glover que canta rap sob o pseudônimo de Childish Gambino foi lançado há pouco mais de um mês e já conta com mais de 260 milhões de visualizações  no YouTube,  e tem sido o centro das atenções na Internet.

Todo esse alvoroço tem uma explicação: o clipe é uma crítica ao racismo e à violência nos Estados Unidos e possui várias referências minuciosamente escolhidas. E a primeira delas é a Jim Crow, personagem feito por um ator branco que em suas apresentações se pintava de preto para caçoar dos negros e, mais tarde, deu nome às leis estaduais de segregação racial no sul dos EUA, onde negros e brancos eram separados.


Outra forte referência presente no clipe é o massacre contra uma igreja Metodista da comunidade negra em Charleston, Carolina do Sul, que matou 9 pessoas em junho de 2015. Dylann Roof entrou em uma igreja e disparou 77 tiros contra os fiéis.


Gambino também fez críticas à obsessão dos jovens pelo celular e por padrões de beleza, o que os torna completamente alienados, enquanto a sua volta existe um cenário de caos. O suicídio e a violência dos policiais também são referências presentes na produção.


Não resta dúvidas do sucesso que esse videoclipe ainda vai alcançar, já que através dessas referências e críticas sociais, tem sido possível levantar a discussão sobre esses assuntos e refletir também sobre os problemas sociais do nosso país. Um exemplo é as diversas paródias “Isso é Brasil” que foram lançadas recentemente em grandes canais de humor do YouTube.

Se você ainda não viu esse grande sucesso, confira.

Texto: Julia Souza
Imagens: Google Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas