Estado de Minas completa 90 anos


O Estado de Minas esteve presente por 90 anos na cultural brasileira com diversas reportagens e também como um grande baú de talentos. Em 1930 o jornal estava informando o lançamento do primeiro livro de Carlos Drummond de Andrade que foi uma das muitas revelações ao longo de nove décadas.


Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond

Já em 2012, outro “furo”, o jornal descobriu a identidade dos dois garotos da capa do disco Clube da Esquina. E, em mais um exemplo de qualidade  dois anos mais tarde, todo o Brasil ficou conhecendo a verdadeira Hilda Furacão, a personagem do romance de Roberto Drummond que conquistou as pessoas na minissérie.

Roberto Drummond

O Estado de Minas impulsionou a carreira literária de Fernanda Tacai e Fernando Brant, conhecidos pelo o musical. E divulgou eventos simbólicos como a Semana Nacional de Poesia de Vanguarda, coordenada por seu editor Affonso Ávila. Recebeu a brilhante geração de críticos de cinema, liderados pelo jornalista Cyro Siqueira. Ele acompanhou o surgimento do pop mineiro que conquistou as pessoas, por meio das bandas Skank e Jota Quest. Destacou o  vídeo da arte mineira, onde participa um jovem de belo-horizonte Eder Santos referência internacional.




Neste século 21, ele prossegue atento à nova cena. O cinema mineiro se evoluindo e o artista plástico Paulo Nazareth surpreende com obras inspiradas na periferia brasileira.


Minas Gerais possui milhares de jovens autores de grafites, raps, canções, performances, saraus poéticos e por meio da arte digital.
Em 90 anos, Minas Gerais fez muito pela cultura brasileira. E os leitores que acompanharam o jornal Estado de Minas são testemunhas dessa história.

Essa foram algumas das noticias que o jornal Estado de Minas descobriu durante os noventa anos.

Texto: Carlos Costa
Imagens: google imagens / Estado de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas