5 funções "escondidas" em sua câmera DSLR

A dica de hoje é para os amantes de fotografia;

Com a rotina diária, acabamos criando certos automatismos e entrando em uma zona de conforto, que por vezes nos impede de explorarmos outros caminhos ou outras técnicas.


Dentro do mundo da fotografia, vemos isso exemplificado na figura daquele profissional acomodado que nem mesmo sequer conhece a fundo seu próprio equipamento. Acostumado a fazer sempre a mesma coisa, sem inovações, sem novas técnicas ou perspectivas.


Entretanto,  nós sabemos que nossos leitores são todos pro-ativos, portanto essa dica valerá mais como agregação de conhecimento. Mas lembrem-se, não seja um profissional estático, busque sempre progredir.


Vamos então às funcionalidades que quase ninguém sabe que existe em sua câmera:

1: Highlight Alert

Este recurso serve para evidenciar para o(a) fotógrafo(a) os pontos de superexposição na foto. Assim a pessoa poderá saber se ela tem de refazer o click ou se poderá confiar na qualidade daquele já feito.

Para ativar esta função siga o passo a passo:

Menu & Alerta de destaque & Ativar





2: Detecção do foco automático 


Esta função auxilia o(a) fotografo(a) na hora de rever seus clicks, para identificar se os pontos de foco que você queria focar, foram realmente focados na hora de realizar a foto, pois caso seja necessário você já realiza uma foto de substituição.

Para ativar esta função siga o passo a passo:

Menu & Vis. ponto AF & Ativar




3: AEB (Automatic Exposure Bracketing)

Conhecido como compensação de exposição, este recurso serve como uma salva guarda para quem realiza o click, por exemplo, você define uma exposição, mas sua câmera registrará, em média, outras duas fotos com valores distintos de exposição, assim mesmo que a foto "oficial" não esteja do jeito que você imaginou, terá outras duas imagens.

Para ativar esta função siga o passo a passo:

Menu & Comp.exp./AEB & Selecione as exposições desejadas & Ok



4: Botão de AutoFoco Traseiro (AF-ON)

Para quem já conhece mais do assunto, sabe que ao pressionar até a metade o botão de disparo da câmera, ativa-se a função de Auto-Foco, porém é necessário um segundo click para registrar a imagem. E este botão traseiro serve justamente para proporcionar celeridade a pessoa que está fotografando, pois pressionando-o você terá um Auto-Foco dinâmico e então só será preciso registrar a cena.  Geralmente esta função é usada em ocasiões onde seu objeto está em movimento, como esportes, ou mesmo quando é necessário fazer disparos contínuos.


Para ativar esta função siga o passo a passo:

Clique no botão AF-ON & simultaneamente click no botão de disparo.



5: Botão visualizador de profundidade de campo

Este recurso serve para auxiliar a visualização imediata da profundidade de campo que se está usando no momento de fazer a foto.


Para ativar esta função siga o passo a passo:

Clique no botão visualizador de profundidade.




Estas foram nossas dicas de hoje! Esperamos ter ajudado, caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe nos comentários que traremos na próxima. até mais.

Texto: Brendo Vinícius
Imagens: Dreamstime, Nigeria Trade Spot, Antenados Produtora.

Comentários

Postagens mais visitadas