Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

No dia 7 de junho é comemorado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Que simboliza o direito dos profissionais de mídia de exercerem sua profissão e fazer com que as informações circulem entre a população como é de direito em um país democrático. Quando não há essa liberdade de imprensa, considera-se como censura que é comum em países que vivem em regimes ditatoriais.

Na história do Brasil, a liberdade de imprensa foi violada em diversos períodos. A impressão era proibida no período da monarquia. Com a chegada da família real em 1808, foi dada a liberdade de publicação e comércio de livros, mas com exceções.

Durante o regime militar, os veículos de comunicação sofreram diversas restrições, todas as notícias passavam pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que analisavam as informações e barrava as que eram consideradas hostis ao governo.

Todos esses fatos contribuíram para fortalecer a ideia de liberdade de imprensa, e essa data nos lembra de como esses profissionais tem o direito e dever de informar a população, mas sempre com respeito e seguindo a ética profissional para não ferir a liberdade dos outros. Essa ética existe para evitar a divulgação de notícias e fatos falsos, como os chamados “Fake News”, que podem gerar uma grande repercussão negativa que prejudica tanto o profissional quanto os envolvidos na história falsa.  

Texto: André Laranjeiras.
Arte: João Victor Miranda.
Fontes: Google/PortoWeb

Comentários

Postagens mais visitadas